sábado, 30 de julho de 2016
segunda-feira, 20 de junho de 2016
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE REAÇÕES ORGÂNICAS UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO O SOFTWARE CHEMSKETCH
Este projeto tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar Reações Orgânicas para o 3º ano do Ensino Médio. Essa temática é importante porque apresenta dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos. A metodologia elaborada apresenta seguintes etapas:
1) O ensino de Química utilizando o Software ChemSketch;
2) O ensino de Reações Orgânicas;
Espera-se que a sequência didática elaborada contribua para uma melhor compreensão do ensino de reações orgânicas para os alunos do ensino médio.
Mapa da Sequência Didática
- O Professor irá fazer a apresentação do tema (reações orgânicas) aos alunos levando-os a uma discussão. Logo, em seguida o mesmo irá apresentar o software "ChemSketch" (video), mostrando sua utilidade e como utiliza-lo.
- Os alunos irão aplicar os conhecimentos adquiridos na aula, na construção dos mecanismos de reação no ChemSketch, sendo sempre orientados pelo professor.
- Por fim os alunos apresentaram os mecanismos como forma de avaliação.
Referencias:
-ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
-ACD/ChemSketch for Academic and Personal Use. Disponível em:<http://www.acdlabs.com/resources/freeware/chemsketch/>, acesso em 24/05/16 ás 15:53.
-BRAIBANTE, M. E.F.; PAZINATO, M. S.; ROCHA, T. R.;FRIEDRICH, L. S.; NARDY, F. C. A Cana-de- Açúcar no Brasil sob um Olhar Químico e Histórico: Uma Abordagem Interdisciplinar. Revista Cientifica: Química Nova na Escola vol. 35, Nº. 1, 2013, p. 3-10.
-FERREIRA, S. D. Contextualizando as propriedades dos compostos orgânicos através do uso de plantas medicinais: proposta de uma sequência didática no ensino médio. Paraíba: UEPB, 2014. (Trabalho de Conclusão de Curso).
-SEDUC - Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Proposta Curricular do Ensino Médio. Amazonas, s/d.
-ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
domingo, 19 de junho de 2016
AROMÁTICOS E SUAS ESTRUTURAS
Os hidrocarbonetos aromáticos podem ser chamados também de arenos, são constituídos exclusivamente de carbono e hidrogênio e devem possuir pelo menos um anel aromático.
Estes hidrocarbonetos podem se apresentar, em condições ambientes, nas fases líquida e sólida. Existem na natureza. As principais fontes desses compostos são a hulha (alcatrão da hulha) e o petróleo.
Veja alguns exemplares:
Benzeno
e homólogos
Os
derivados mais simples do benzeno possuem nomes próprios. Assim, o metilbenzeno
é denominado também de tolueno enquanto os três dimetilbenzenos são
conhecidos como xilenos. Os nomes de diversos derivados do benzeno, possuindo
cadeia lateral e alifática, vêm relacionado a seguir:
Assinar:
Postagens (Atom)