segunda-feira, 20 de junho de 2016

COMO UTILIZAR O CHEMSKETCH


SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE REAÇÕES ORGÂNICAS UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO O SOFTWARE CHEMSKETCH


Este projeto tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar Reações Orgânicas  para o 3º ano do Ensino Médio. Essa temática é importante porque apresenta dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos. A metodologia elaborada apresenta seguintes etapas:
1) O ensino de Química utilizando o Software ChemSketch;
2) O ensino de Reações Orgânicas;
Espera-se que a sequência didática elaborada contribua para uma melhor compreensão do ensino de reações orgânicas para os alunos do ensino médio.

Mapa da Sequência Didática


  1. O Professor irá fazer a apresentação do tema (reações orgânicas) aos alunos levando-os a uma discussão. Logo, em seguida o mesmo irá apresentar o software "ChemSketch" (video), mostrando sua utilidade e como utiliza-lo.
  2. Os alunos irão aplicar os conhecimentos adquiridos na aula, na construção dos mecanismos de reação no ChemSketch, sendo sempre orientados pelo professor.
  3. Por fim os alunos apresentaram os mecanismos como forma de avaliação.


Referencias:

-ACD/ChemSketch for Academic and Personal Use. Disponível em:<http://www.acdlabs.com/resources/freeware/chemsketch/>, acesso em 24/05/16 ás 15:53.


-BRAIBANTE, M. E.F.; PAZINATO, M. S.; ROCHA, T. R.;FRIEDRICH, L. S.; NARDY, F. C. A Cana-de- Açúcar no Brasil sob um Olhar Químico e Histórico: Uma Abordagem Interdisciplinar. Revista Cientifica: Química Nova na Escola vol. 35, Nº. 1, 2013, p. 3-10.


-FERREIRA, S. D. Contextualizando as propriedades dos compostos orgânicos através do uso de plantas medicinais: proposta de uma sequência didática no ensino médio. Paraíba: UEPB, 2014. (Trabalho de Conclusão de Curso).


-SEDUC - Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Proposta Curricular do Ensino Médio. Amazonas, s/d.

-ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.



domingo, 19 de junho de 2016

AROMÁTICOS E SUAS ESTRUTURAS



Os hidrocarbonetos aromáticos podem ser chamados também de arenos, são constituídos exclusivamente de carbono e hidrogênio e devem possuir pelo menos um anel aromático.

Estes hidrocarbonetos podem se apresentar, em condições ambientes, nas fases líquida e sólida. Existem na natureza. As principais fontes desses compostos são a hulha (alcatrão da hulha) e o petróleo.


Veja alguns exemplares:


Benzeno e homólogos

Os derivados mais simples do benzeno possuem nomes próprios. Assim, o metilbenzeno é denominado também de tolueno enquanto os três  dimetilbenzenos são conhecidos como xilenos. Os nomes de diversos derivados do benzeno, possuindo cadeia lateral e alifática, vêm relacionado a seguir:

PRODUÇÃO DE BIODIESEL - UFRN


RAGATANGA ORGÂNICA


terça-feira, 7 de junho de 2016

Fala galerinha!
Bem-vindos a LIGA DO ANEL AROMÁTICO, neste blog iremos discutir sobre QUÍMICA. Segue um incentivo abaixo: