segunda-feira, 20 de junho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE REAÇÕES ORGÂNICAS UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO O SOFTWARE CHEMSKETCH


Este projeto tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar Reações Orgânicas  para o 3º ano do Ensino Médio. Essa temática é importante porque apresenta dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos. A metodologia elaborada apresenta seguintes etapas:
1) O ensino de Química utilizando o Software ChemSketch;
2) O ensino de Reações Orgânicas;
Espera-se que a sequência didática elaborada contribua para uma melhor compreensão do ensino de reações orgânicas para os alunos do ensino médio.

Mapa da Sequência Didática


  1. O Professor irá fazer a apresentação do tema (reações orgânicas) aos alunos levando-os a uma discussão. Logo, em seguida o mesmo irá apresentar o software "ChemSketch" (video), mostrando sua utilidade e como utiliza-lo.
  2. Os alunos irão aplicar os conhecimentos adquiridos na aula, na construção dos mecanismos de reação no ChemSketch, sendo sempre orientados pelo professor.
  3. Por fim os alunos apresentaram os mecanismos como forma de avaliação.


Referencias:

-ACD/ChemSketch for Academic and Personal Use. Disponível em:<http://www.acdlabs.com/resources/freeware/chemsketch/>, acesso em 24/05/16 ás 15:53.


-BRAIBANTE, M. E.F.; PAZINATO, M. S.; ROCHA, T. R.;FRIEDRICH, L. S.; NARDY, F. C. A Cana-de- Açúcar no Brasil sob um Olhar Químico e Histórico: Uma Abordagem Interdisciplinar. Revista Cientifica: Química Nova na Escola vol. 35, Nº. 1, 2013, p. 3-10.


-FERREIRA, S. D. Contextualizando as propriedades dos compostos orgânicos através do uso de plantas medicinais: proposta de uma sequência didática no ensino médio. Paraíba: UEPB, 2014. (Trabalho de Conclusão de Curso).


-SEDUC - Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Proposta Curricular do Ensino Médio. Amazonas, s/d.

-ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.



Nenhum comentário:

Postar um comentário